Atividade
4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
O texto “Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento
crítico dos trabalhos realizados nas Escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis”
traz a importância dos meios de comunicação na transmissão de conhecimento através
da gama de informações que recebemos através deles. Neste contexto, a escola
pode usufruir de diversos meios para oportunizar a formação do conhecimento,
porém, cabe a ela selecionar estas ferramentas, de maneira, que possamos
utilizar de forma correta e construtiva desses recursos diversificados de sons,
textos e imagens, analisando sempre o que aparece de forma oculta, entre linhas
e em meio às imagens, tendo como principal objetivo formar cidadãos capazes de
interpretar e utilizar destas tecnologias de forma crítica e responsável.
Em minhas práticas pedagógicas sempre utilizo TV, DVD,
Data Show, Aparelho de som, recursos estes, que encontramos disponível na nossa
instituição, com o objetivo de tornar as aulas da Pré-Escola da Educação
Infantil, mais dinâmica e atrativa, tendo sempre um objetivo proposto na hora
de manusear estes meios para dinamizar as aulas e eu acredito que conciliando
um pouco de cada mídia a aprendizagem acontece de forma significativa e
prazerosa, porém, admito que ainda existem algumas dificuldades encontradas
pelos professores da área para conciliar esta prática de maneira que ajuste
conteúdos as mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário