segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ATIVIDADE 3.3 – PLANEJAMENTO

ATIVIDADE 3.3 – PLANEJAMENTO

TEMA: 01/10 A 11/10 - O BOM É SER CRIANÇA...

JUSTIFICATIVA:

A CRIANÇA TEM O DIREITO DE SER VALORIZADA, RESPEITADA E AMADA. ELA PASSA MAIOR PARTE DO TEMPO NA ESCOLA, QUE POR SUA VEZ DESEMPENHA SUA FUNÇÃO SOCIAL, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE ACOLHEDOR E FELIZ. NESSE CONTEXTO A MESMA ESTÁ INSERIDA DENTRO DA SOCIEDADE E EM UMA FAMÍLIA, COM SUAS ORIGENS E BAGAGEM CULTURAL. FAZ-SE NECESSÁRIO QUE A FAMÍLIA PROCURE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM TODO O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TANTO NO LAR QUANTO NA SUA ATIVIDADE NA ESCOLA.

OBJETIVO GERAL:

VALORIZAR A CONVIVÊNCIA FAMILIAR, A VIVÊNCIA E O AMOR ENTRE AS PESSOAS DE MANEIRA A DESENVOLVER UM TRABALHO COLETIVO NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUINDO A FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, RESGATANDO O FORTALECIMENTO DA AUTO-ESTIMA, ESTIMULANDO ATITUDES RELACIONADAS À SAÚDE E AO BEM ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVA DA CRIANÇA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA ESCOLA E NA FAMÍLIA.
ü  PROMOVER ATIVIDADES EXTRACLASSE, VISANDO DAR A CRIANÇA OPORTUNIDADES DE LAZER E SOCIABILIDADE EDUCATIVAS.
ü  ESTIMULAR A AUTO-ESTIMA.
ü  RESPEITAR, VALORIZAR E PROTEGER AS CRIANÇAS.
ü  VALORIZAR A FAMÍLIA COMO UM TODO.
ü  COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVE.

LEITURA COMPLEMENTAR:
Direitos da criança
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de Novembro de 1959 representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças.
Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.
Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe
As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer
Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Todas as crianças têm o direito de viver saudavelmente.
No Brasil, os princípios da Declaração dos Direitos da Criança foi uma das normas internacionais que norteou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente que é de muita ajuda para as crianças e para os adolecentes, pois os protegem as vezes de quem realmente deveriam os proteger que são os pais.

aTIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

ü  BRINCADEIRAS LIVRES,DIRIGIDAS COM A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS;
ü  DESENHO LIVRE;
ü  SALA DE LEITURA;
ü  UTILIZAÇÃO DE FANTOCHES;
ü  FAZ-DE-CONTA;
ü  RODA DE CONVERSA;
ü  ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A COORDENAÇÃO MOTORA;
ü  MÚSICAS,POESIA,DANÇAS;
ü  CANTIGAS DE RODA;
ü  TRABALHOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS(EXPOSIÇÃO);
ü  DESENHOS,PINTURAS,MODELAGEM ,ETC...


"No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver.”
 (Cláudio Nucci)



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